quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A patagônia....e o final de ano

Boca do Chimiuim, vulcão Lanin ao fundo

Nestas últimas semanas de dezembro tive o privilégio de fazer uma viagem muito especial. Digamos que o destino foi um pouco diferente dos que tenho escolhido ultimamente mas, assim mesmo, a viagem foi surpreendente. A escolha desta vez foi a Patagônia, mas especificadamente a região de San Martín de los Andes e Junin. Durante mais de dez dias tive a chance de experimentar a natureza na sua mais crua essência. Rios, animais selvagens, paisagens desérticas alternadas com "estepe" (como eles chamam a vegetação rasteira) tudo isso tendo o vulcão Lanin de Background.

Pai e Alejandro sendo avistados pro uma truta!:)
Flotada. Alejandro no remo

O objetivo da viagem foi acompanhar meu pai em mais uma de suas fly fishing trips, e posso dizer que além de momentos familiares marcantes, foi muito legal acompanhar ele e mais dois amigos (Celso e Tor)....aprendi tudo sobre trutas, iscas, posicionamento no rio, também muito sobre vinhos e apreciar uma boa mesa. Apesar de ser "um pouco" vegetariana cedi aos prazeres da apreciar um cordeiro patagônico e uma parrillada. E mais: um fato inédito, fiquei dias sem celular, sem notebook...contato com a natureza total....o dia era aproveitado a cada minuto e o pôr-do-sol ocorria só pelas 10 da noite. Depois de viver nos últimos anos em ritmo frenético, trabalhando muito, 24 hs on-line, foi muito interessante ter esta nova visão do tempo....ainda mais fazendo esta viagem antes do natal, reveillon...enfim correria de final de ano que mexe não só fisicamente, mas psicologicamente.

Céu estrelado durante o acampamento

Para uma surfista e amante de praias exóticas, este destino foi algo novo e me ensinou como é bom estar aberta para experiências diferentes e também quando você não fica restrito à somente um assunto e fechado em um determinado círculo. Eu que desde pequena, sempre gostei do novo e de aventuras,tinha esquecido de como poderia ser legal fazer um acampamento de verdade, olhar um céu completamente estrelado onde nenhuma luz poderia interferir na visão....tivemos a chance de acampar uma noite no meio do mato durante uma flotada ("passeio" de bote onde o guia te leva para pescar em diferentes rios) e além de apreciar uma parrillada feita por guias de origem mapuche tomando um vinho patagônico, (Ventus-mescla de Malbec, Cabernet e Merlot) fui em uma clareira e fotografei o céu mais brilhante que já ví. Essa foi um das cenas mais mágicas da viagem....

Região do rio Malleo

Fly-fishing crew!

Em breve vou fazer uma matéria trazendo fotos, textos e muitas dicas sobre a região, mas aqui já adianto que o lugar é realmente espetacular e fiquei mais tentada ainda de viajar para Ushuaia, no extremo da Patagônia, onde podem ser visto glaciares e uma fauna ainda mais diversificada. Fica aí uma bela dica!!


Bom, desejo um feliz Natal para todos e um 2009 com muitas realizações....muito amor,paz,sucesso!
Nos próximos dias estarei no Uruguai e vou ver se consigo ir adiantando algo de lá....depois deste retiro zen, vou para uma cena um pouco mais agitada.....
Beijo grande!!

Manu

Um comentário:

Tora disse...

Querida Manu, muito sucesso para vc em 2009. Parabéns por mais esta conquista e claro por nos presentear com suas belas imagens. Um grande beijo, do seu amigo Tora.